Home » » Síndrome de Absalão

Síndrome de Absalão

Uma síndrome é um grupo de sintomas que aparecem juntos. Para que alguém seja caracterizado como portador de determinada síndrome, é preciso que o conjunto de sintomas se apresente, todos, indistintamente nessa pessoa. Ao falar da “síndrome de Absalão”, os que conhecem a Bíblia Sagrada, sem nenhuma dificuldade, lembrar-se-ão do mais perfeito e atlético filho de Davi (2 Sm 14.25).

O filho do rei Davi coloca em seu coração o desejo de ser rei e começa e desenvolverum plano para derrubar o rei de seu trono.Numa atitude traiçoeira, ele se reúne com os descontentes e começa a oferecerfavores, o qual não tinha, na realidade, condições de fazer. Mas, sua palavra era persuasiva.Dizia que o rei não estava atendendo os súditos em suas necessidades, mas, se ele fosse coroado, faria ao povo o que o rei não fazia. “Ele iria resolver os problemas de todos”.

Enquanto nós pastores somos firmes contra o mundanismo, não negociamos princípios e valores, nos posicionamos contra as artimanhas do diabo, nossos “filhos” usam as redes sociais para massagear o ego dos crentes. Estes “filhos” são especialistas em formação de frases, bons ilustradores de coração entenebrecido.

Dizem o que as pessoas querem ouvir, afinal se você não pode se limpar, suje a quem esta ao seu lado e estaremos todos iguais.

Quando satanás encontra espaço no coração de um homem, usa sua mesma e fatalmente eficaz estratégia, a de “valorizar” aquele que é tentado, mostrando que ele não precisa ser dependente a ninguém, que pode estar em posição igual.

O método é antigo: “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (Gn 3.1-5) Por isso, podemos afirmar que em toda rebelião a história se repete, só mudam os atores. A sindrome de Absalão é sintomática, e nela podemos acompanhar passo-a-passo como a rebelião se aloja no coração de um homem.

1º passo: Abrigar este sentimento no coração

2º passo: Demonstrar ser “diferente” que seu pastor diante dos membros da igreja• O segundo passo foi o de montar uma estratégia sutil para começar a conquistar a simpatia dos membros da igreja (ou melhor, do povo de Israel): procurava se colocar mais disponível ao povo que o rei Davi, que pela gama de responsabilidades e compromissos, não dispunha do tempo necessário para atender a todos. Diz a Bíblia que “Levantando-se Absalão pela manhã, parava à entrada da porta; e a todo homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si e lhe dizia: De que cidade és tu? Ele respondia: De tal tribo de Israel é teu servo... Também, quando alguém se chegava para inclinar-se diante dele, ele estendia a mão, pegava-o e o beijava” (2Sm 15.2,5) • Esta é a forma como muitos lideres ambiciosos se comportam: ficam à entrada da porta do pastor da igreja, recebem a todos os membros com cordialidade, pergunta seu nome, de onde vem e demonstra total interesse em resolver o caso. Demonstrando que “não existem diferenças” (como existia com Davi) quando a pessoa ia se inclinar diante dele e imediatamente beijava a pessoa. Que líder simpático! Quem líder “próximo” temos, diziam os incautos. Está instalado o princípio da rebelião. Depois de toda esta cena, vinha o terceiro passo.

3º passo: “Roubar” o apreço dos membros da igreja pelo seu pastor• É terrível, mas, depois de começar a permitir que satanás instale a rebelião em seu coração, o auxiliar transmite a semente da rebelião em outros corações, literalmente “roubando” o respeito e admiração que tinham por seu pastor, passando a nutrir respeito e admiração pelos Absalões. Este “roubo de corações” é claramente descrito na Palavra de Deus: “Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel” (2 Sm 15.6)

Pastoreio pela graça de Deus uma igreja “vacinada” contra essa síndrome. Uma vez ela nos atingiu, sofremos muito para recuperar-nos, mas Deus teve misericórdia de nós e nos deu um antídoto que funciona. Ele é composto de: sangue de Jesus sobre os membros, a busca do caráter de Cristo nos membros, lealdade entre os membros e amor pelos fracos. Quatro elementos que nos fizeram triunfar. É verdade que ainda hoje sofremos tentativa de infecção, as os elementos acima nos deram a tão desejada imunidade contra a “Síndrome de Salomão”.

Deus abençoe!
Top