Home » » Rosh Chodesh - As primícias do mês

Rosh Chodesh - As primícias do mês

Não é comum se ouvir falar em primícias, Porém, esta chave poderosa está sendo descoberta cada vez mais e tem servido de testemunho do desatar da prosperidade e da saúde na vida de muitas pessoas. Os resultados são tão abrangentes que tem se refletido até mesmo nas famílias dos primiciadores.

Para entendermos esse princípio, vejamos o livro de Êxodo. O povo de Deus estava vivendo em plena escravidão no Egito. Isso significa mais do que falta de liberdade. Eles eram humilhados, privados de desfrutarem das coisas boas da vida, não tinham alegria, eram açoitados, envergonhados e foram empobrecidos ao terem que pagar altos impostos para o governo daquela época. Então Deus forja um profeta em Moisés e o envia para libertar o Seu povo. Faraó usava a coroa de glória e poder, enquanto os hebreus suportavam o julgo da escravidão, mas o Dono daquele povo decide dar um basta e mudar a situação. O Senhor altera o calendário dos Judeus e ordena que eles santificassem aquele mês e o primeiro dia do mês. Este foi o primeiro mandamento de Deus para o seu povo.

E falou o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Êxodo 12:1-3

Quando o povo santificou suas primícias no primeiro dia do mês, a coroa saiu da cabeça do Faraó e veio para os judeus. Esse é o poder espiritual das primícias, que se reflete no mundo físico: O primeiro mês é a “cabeça” do ano e o primeiro dia a “cabeça” do mês. Para os que honram ao Senhor com suas primícias, o Senhor os tira da miséria e coloca uma coroa (Kéter) que leva os seus inimigos para debaixo de seus pés.

A oferta do cordeiro

Foi dita a Nação Judaica que enquanto estivesse no Egito, o mês de Nissan seria o mesmo em que celebrariam a liberdade. Este deveria ser para eles o primeiro mês e a partir de agora, eles, como uma Nação, teriam a possibilidade de contar os meses e criar seu próprio calendário judaico, baseado no ano lunar. Depois disso o Eterno ordena a primeira oferta de cordeiro: “tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família” (Ex. 12.3). Essa obediência abriu a porta para uma indenização sem precedentes na história: eles foram ressarcidos pelos próprio egípcios de todo o prejuízo e por todos os anos de trabalho escravo prestado. Houve restituição em honra e em valor financeiro, ao ponto deles saírem do Egito, completamente ricos.

Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios joias de prata, e joias de ouro, e roupas. E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios. Êxodo 12:35,36

Deus sempre começa pelo começo. Quando há uma ordenança para santificar o primeiro dia, é porque Ele quer começar algo novo. No primeiro dia, Deus mandou seu povo se santificar e trazer a primícia e quando eles cumprem o mandamento tornaram-se príncipes, saindo do Egito com suas mãos cheias de riquezas. Assim, o povo hebreu deixou de ser escravo e tornou-se príncipe.

Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito. Êxodo 4: 22

A Festa das Primícias

Ao chegar na Terra Prometida, Deus estabeleceu o principio das primícias:

Diga o seguinte aos israelitas: Quando vocês entrarem na terra que dou a vocês e fizerem colheita, tragam ao sacerdote um feixe do primeiro cereal que colherem. O sacerdote moverá ritualmente o feixe perante o Senhor para que seja aceito em favor de vocês; ele o moverá no dia seguinte ao sábado. No dia em que moverem o feixe, vocês oferecerão em holocausto ao Senhor um cordeiro de um ano de idade sem defeito. Apresentem também uma oferta de cereal de dois jarros da melhor farinha amassada com óleo, oferta ao Senhor preparada no fogo, de aroma agradável, e uma oferta derramada de um litro de vinho. Vocês não poderão comer pão algum, nem cereal tostado, nem cereal novo, até o dia em que trouxerem essa oferta ao Deus de vocês. Este é um decreto perpétuo para as suas gerações, onde quer que morarem. Levítico 23:10-14

A questão das primícias é tão forte que até hoje o povo judeu santifica o primeiro dia do mês. Não é a toa que eles são prósperos em todas as áreas e sempre Deus faz algo novo em suas vidas e negócios. Precisamos aprender com a sabedoria desse povo e entender que as atitudes que tomamos no primeiro dia de cada mês, são essenciais para que todo o restante do mês seja abençoado. Outras passagens da Palavra de Deus comprova essa verdade:

Honre ao Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho. Provérbios 3:9-10

Também assumimos a responsabilidade de trazer anualmente ao templo do Senhor os primeiros frutos de nossas colheitas e de toda árvore frutífera. Neemias 10:35

O melhor de todos os primeiros frutos e de todas as contribuições que vocês fizerem pertencerá aos sacerdotes. Vocês darão a eles a primeira porção de sua refeição de cereal moído, para que haja bênçãos sobre as suas casas. Ezequiel 44:30

ROSH CHODESH

Também chamada de Festa da Lua Nova, o Rosh Chodesh é um feriado celebrado no primeiro dia de cada mês do Calendário Hebraico, sinalizado pelo aparecimento da Lua Nova. Neste dia, os israelenses se santificam e trazem as suas primícias. Como recompensa por toda a obediência e cumprimento da vontade divina, Deus abençoa todo o restante do mês, trazendo novidades ao seu povo e mudando a sua situação, tornando-o diferente dos outros. “Chodesh” que vem do Hebraico “chadash,” significa “novo, mudança, diferente”. Nesta festa mensal acontece:

1- Adoração especial-Ez46:3;

2- Oferta especial- Nm 28: 11;

3-Tocar as trombetas-Nm10:10;

4- Banquete especial-1Sm20:5;

5- Consulta profética especial-2 Rs4: 23-24;

Temos direito ao “Chodesh”

É importante para nós aprendermos e praticarmos os princípios aqui envolvidos. Eu pratico as primícias, não de forma religiosa ou legalista mas sim por amor. Sempre dou ao Senhor os primeiros minutos do dia, os primeiros dias do mês e os primeiros meses do ano. Tenho visto os resultados na minha vida pessoal, familiar e ministerial. Sinto-me muito abençoado.

Neste dia 1º do mês eu me levantei bem cedinho e entreguei os primeiros momentos dele para Deus. Hoje também é dia de entregar a minha primeira oferta do mês e por isso ela tem que ser significativa e especial. Como um presente dos céus, Deus tem me dado o melhor que Ele tem. Quando o colocamos em primeiro lugar em nossas vidas, Ele também faz o mesmo conosco.

Vamos nos consagrar neste primeiro dia do mês, entregar nossas Primícias e o Senhor nos colocará por cabeça e não por cauda. Amém!

Profeta. Joel Engel
Escolaprofética
Top